Douração do Corte do Livro com a EasyPress Mini (por Dani Barbara)

Compartilhe:

Hoje, temos uma dica imperdível para vocês: a douração do corte do livro com a EasyPress Mini. Sabemos que a douração do corte sempre foi um mistério e uma dificuldade para encadernadores (profissionais ou amadores), principalmente por conta dos equipamentos industriais caros e gigantes. No entanto, a Cricut trouxe uma solução revolucionária para os nossos ateliês em casa: a EasyPress Mini.

A Dani viu essa possibilidade e mergulhou de cabeça nessa técnica, realizando diversos testes até dominar completamente o processo. Agora, ela está pronta para compartilhar seus conhecimentos e ajudar você a elevar suas encadernações a um novo patamar!

Passo a passo para Douração do Corte do Livro com a EasyPress Mini:

Materiais necessários:

  • EasyPress Mini Cricut
  • Miolo de livro pronto
  • Lixas de diferentes numerações (240, 600, 1.200, 3.000 e 5.000)
  • Prensa de mesa ou 2 sargentos com chapas de MDF
  • Película de gravação (tipo Foil) na cor desejada
  • Cola PVA

Posicione o miolo do livro na prensa ou entre as chapas de MDF, fixando-o adequadamente para que fique bem preso.

Utilize as lixas para lixar o corte do livro, deixando-o completamente liso. Mesmo que o refile tenha sido eficiente, é importante eliminar marquinhas ou degraus que possam estar presentes.

Comece com uma lixa de numeração mais baixa (por exemplo, 240) e vá progredindo para numerações mais altas, como 600, 1.200 e assim por diante. Lixe até que o corte fique brilhante e impecável.

Ligue a EasyPress Mini na temperatura baixa, só precisa de 1 toque no botão de ligar.
Certifique-se de que o botão fique na cor verde, indicando que a temperatura ideal foi alcançada.

Faça uma mistura de cola PVA com água na proporção de 1 para 1 e aplique uma camada fina usando um pincel macio.

Posicione a película de gravação esticada sobre o corte do livro. Com cuidado, coloque a EasyPress Mini sobre a película e comece a pressionar lentamente, percorrendo toda a extensão do corte. A película irá aderir à borda do livro.

Aplique o calor em todas as áreas do corte, garantindo uma aderência uniforme da película. Tenha paciência e não tenha pressa nessa etapa.

Remova cuidadosamente a película plástica, revelando o brilho dourado do corte do livro. Solte as páginas curvando e folheando o livro.

Repita os passos no pé e na cabeça do livro, seguindo o mesmo processo de lixamento e aplicação da película.

Com a EasyPress Mini da Cricut, a douração do corte do livro se tornou acessível e descomplicada para todos os entusiastas da encadernação. Explore novas possibilidades, crie peças únicas e encante-se com os resultados incríveis que essa técnica pode proporcionar. Aproveite para compartilhar seus projetos nas redes sociais, marcando a Cricut e inspirando outros apaixonados pela encadernação.

Você pode gostar...