Papelaria personalizada: o passo a passo para começar

Compartilhe:

Se você também ama uma lembrancinha feita à mão como eu, é hora de soltar a imaginação e criar sua própria papelaria personalizada com a Cricut. Confira o passo a passo e saiba como começar.

Primeiramente, eu sou a Cris.

Acho que essa é a primeira vez que a gente conversa, não é? Estou aqui para ajudar você a dar os primeiros passos com a sua máquina Cricut. Então, qualquer dúvida que você tiver nesse começo, me chama no cantinho que eu ajudo, tá? Tenho experiência com os primeiros passos. 

Ah, e não esqueça, com a gente, você vai ser sempre livre pra criar. 

Então, vamos começar?

Como começar sua própria papelaria personalizada?

Antes de mais nada, você precisa saber que o mercado da papelaria personalizada é muito grande, cheio de possibilidades. As pessoas querem transformar cada momento especial em algo inesquecível. E como fazer isso? Fácil, lembrancinhas personalizadas. 

Quer coisa melhor do que olhar aquele quadrinho feito à mão do lado da TV e se lembrar de como sua festa de casamento foi incrível, por exemplo? Não existe sensação melhor do que relembrar momentos especiais. 

Não sei se você é dessa época, mas lembro que nem sempre foi assim. Quando tive meus filhos, fui uma das únicas pessoas que realmente fez uma festa para o chá de bebê deles. Claro, naquela época, as pessoas se reuniam, davam presentes e tudo mais, mas as festas não eram tão trabalhadas assim. 

De 2010 para cá percebi que as pessoas começaram a fazer o que eu já fazia, colecionar memórias. Por isso, essa demanda de papelaria personalizada não para de crescer. E claro, se você não estiver pensando em abrir sua própria microempresa, você ainda pode criar memórias para você e pessoas próximas, só por diversão. 

Papelaria personalizada: descubra o nicho perfeito pra você

Você quer começar a criar novas memórias ou fazer uma renda extra, comprou sua Cricut e não sabe qual a melhor área para você? São tantas possibilidades, que a gente fica até perdido, não é? 

O artesanato mesmo oferece essa diversidade. O que é ótimo, principalmente se você vai criar para você. Aí, não há problema em explorar cada área e fazer um pouco de tudo. Agora, se você pretende começar sua própria microempresa, ter foco é essencial.  

Saber exatamente seu nicho vai ajudar você a se especializar e a entregar projetos com uma qualidade cada vez maior para seus clientes. E foi pensando em clarear essa ideia que eu criei essa listinha de possibilidades para você.

1– Lembrancinhas para chá de bebê, batizado e chá revelação

Comecei por esses, porque além desses eventos terem sido os responsáveis pelo meu começo no mundo do artesanato, a procura por esse serviço no ramo da papelaria personalizada é bem grande. 

E quando falamos em eventos como esses, você pode personalizar desde a decoração da festa, como criar forminhas, centros de mesa e enfeites para bolo até criar as lembrancinhas que os convidados levarão para casa.

2– Festas de aniversário de crianças

Quando o assunto é festa de aniversário, acredite, os pais não economizam no investimento. Afinal, ver os filhos felizes não tem preço. Por isso, esse é, sem dúvida nenhuma, um dos nichos que mais crescem no universo das lembrancinhas personalizadas. 

Minha dica é estar sempre de olho nas tendências e novidades, porque além da qualidade, os pais querem algo especial. Então, sem preguiça na hora de pesquisar, hein?

3– Casamento e bodas

Por ser um dos momentos mais importantes da vida, as pessoas amam guardar na lembrança, por isso, não hesite em se especializar nessa área. Convites, plaquinhas, sinalizadores de mesa, embalagens pra docinhos, cardápios, enfeites em geral. Dá pra fazer muita coisa pro casamento ser inesquecível! Sempre com elegância e criatividade, é claro.

Essa demanda envolve várias técnicas como a cartonagem e métodos de costura em papel, porém, a papelaria personalizada também entra com tudo aqui. Adesivos, tags personalizadas, etiquetas com nomes, são exemplos de trabalhos que podem ser utilizados no miolo de agendas e cadernos. 

4– Encadernação e acessórios gráficos

E você ainda pode ir além e montar kits com lápis e canetas, diários, livros de receitas, planners e muito mais, tudo personalizado com a sua Cricut.

5– Brindes empresariais e corporativos

Você também pode se aventurar pelo mundo das lembrancinhas corporativas, já que é bem comum que empresas procurem produtos como agendas, canetas, calendários, cadernos, cartões, copos, canecas, chaves e muito mais, para fidelizar clientes e agradar colaboradores.

Papelaria personalizada: estudar para começar

Quer um conselho? Antes de começar a fazer qualquer coisa, o primeiro passo é se aprofundar e estudar. Faça uma pesquisa de campo, analise as tendências, as técnicas, enfim, qualquer coisa que estimule você a melhorar seu trabalho. 

Em um primeiro momento, isso pode até parecer complicado, mas acredite, além de fazer toda a diferença, é mais fácil do que parece. A internet dispõe de uma infinidade de tutoriais que vão lhe ajudar a melhorar sua técnica. E claro, não se esqueça de mim, Eu estou aqui para ajudar.

Os materiais que você vai precisar

Agora que você já sabe a demanda que irá atender e sabe que precisa estudar, fica mais fácil para você delinear os materiais necessários para iniciar os trabalhos. Olha essa listinha com os materiais que eu separei pra você:

– Maquina de recorte Cricut (Maker 3, Explore 3, Joy)

– App Cricut Design Space

– Computador

– Impressora

– Papéis

– Régua 

– Fita banana 

– Base de corte 

– Furador

– Tesoura 

– Estilete 

– Lápis

– Caneta 

– Fita dupla face

– Cola bastão

– Itens para decoração

Com esses materiais em mãos e a ajudinha do Cricut Design Space, você já está livre para criar! É só usar a imaginação e começar. 

Bom, hoje falamos do que é necessário para você começar com a sua própria papelaria personalizada. Espero que tenha gostado desse tempinho que passou comigo. Tenho certeza que vamos criar muita coisa boa juntos. E não esqueça, qualquer dúvida que você tiver com a sua Cricut, me chama no cantinho. Eu ajudo você. 

Beijo no coração e até a próxima.

Você pode gostar...