Scrap: Organize seus materiais sem espaço

Compartilhe:

Pode dizer a verdade, de 0 a 10, o quanto é difícil manter o apartamento organizado quando se faz scrap? Eu, como artesã que sou, sei que pode ser um desafio arrumar um apartamento pequeno depois de um dia de trabalho manual, mas vou contar um segredo para você, não é impossível! Existem várias maneiras de manter a casa organizada, mesmo tendo pouco espaço, e eu vou contar como. Vamos lá?

Seu material de scrap organizado em seu espaço

O trabalho fica muito mais gostoso, quando sabemos exatamente onde estão nossos materiais de scrap, certo? Por isso, eu trouxe algumas dicas simples para você manter seu ateliê sempre organizado e seus materiais sempre a mão. Olha só:

Desapegue do que não precisa

Ok, vamos começar com o passo mais difícil. Eu sei que você provavelmente precisa de todos os materiais de scrap que tem agora. Eu também falo isso. Mas quando estou organizando meu ateliê, vira e mexe, eu encontro alguma coisa que está no finzinho e já não dá mais para usar, ou alguma embalagem que eu guardei para ler depois e acabei esquecendo. O que eu faço com tudo isso? Eu desapego. E recomendo que você faça o mesmo. Acredite, é libertador!
Só não vá se empolgar e jogar tudo fora, hein? Pense assim, “eu uso esse material com frequência?”, se a resposta for “não” é só definir a quantidade mais adequada para você e desapegar do resto.

Prioridades

Bom, agora que você já desapegou do que não precisa mais, chegou a hora de separar seus materiais de scrap por prioridade de uso, afinal, prático mesmo é deixar na mão só o que você usa com maior frequência, né?
E para fazer essa separação, você precisa levar 3 pontos em consideração:

  • O que você produz;
  • Qual é seu carro chefe, ou seja, o que você cria com maior frequência;
  • E se você trabalha com alguém ou sozinha na maior parte do tempo.

Recipientes para organização

Eu posso dizer com propriedade que sou a louca dos potinhos. E funciona, viu? Eu procuro manter meus materiais de scrap sempre setorizados de acordo com a sua função. E nem só de potinhos e caixas vive a organização. Olha só alguns itens que você pode usar para armazenar seus materiais:

  • Ganchos;
  • Caixas e cestos;
  • Potes de vidro;
    E para facilitar ainda mais a minha vida, ainda crio algumas etiquetas com a minha Cricut!

Setorize seus materiais

Algo que faz sentido para mim é setorizar meus materiais de acordo com o meu fluxo de trabalho, por exemplo, mantenho meus materiais de costura sempre juntos, assim como meus materiais para scrap.
Acredite, ter uma caixa com todos os meus vinis Iron-On ou um recipiente com todos os meus feltros, por exemplo, reduziram e muito meu tempo de trabalho. Mas assim, não é uma regra, ok? Separe seus materiais da forma que melhor funcionar para você.

Aproveite seu espaço!

Quando a gente não tem muito espaço, o jeito é improvisar. E dá para improvisar, viu? As alternativas vão desde usar as paredes e criar novas prateleiras, até usar os próprios materiais para decorar o ateliê. Se precisar, use as portas.
O segredo para ter espaço é criar o próprio. E como eu sei que imaginação você tem, tenho certeza que você não vai ter problemas para organizar os seus materiais de scrap. Experimente!

Bom, agora com os materiais já organizados, eu espero você na semana que vem, por que ainda estamos no mês do Halloween e eu tenho várias dicas aterrorizantes para você decorar a sua casa!
Então, beijo no core e até a próxima!

Você pode gostar...